top of page

Abra mão do controle!



Mudanças, de maneira geral, são planejadas...certo? Fazemos planos sobre para onde ir, quando ir, como ir e acreditamos que temos uma boa parte das coisas controlada; e é necessário somente esperar acontecer. No último ano, descobrimos que nem sempre as coisas são assim, as vezes (e com uma certa frequência) as coisas saem do nosso controle. São nesses momentos que todo o controle e maturidade emocional são testados.

Quem é você quando um imprevisto acontece? Nos processos de mudança, seja de trabalho, relacionamento, cidade ou país, por melhor que tenha sido seu planejamento, coisas vão acontecer de uma maneira que você não esperava. Existe uma regra na vida: as coisas nem sempre estão baixo o nosso controle. Aprender a identificar quando eu preciso abrir mão da necessidade de controle é essencial para sua saúde e maturidade emocional.

Mas lembre-se, existe uma grande diferença entre ser descuidado, insistente e ser consciente. Ser descuidado é achar que é possível fazer uma mudança de qualquer jeito, afinal é possível deixar a vida nos levar, como diz o Zeca Pagodinho. Ser insistente é ter como trilha sonora uma música de um grupo de rock português que diz “será sempre SEMPRE a minha maneira”. Ser consciente é saber que sem planejamento não se vai longe, mas sem flexibilidade também não. Abrir mão do controle está relacionado a, frente a um imprevisto ou situação corriqueira perguntar: o que de fato eu posso controlar nessa situação? O que só me resta aceitar, transformar e resinificar?

A aceitação é pedida quando algo que não gostamos acontece. É muito fácil aceitar quando recebemos o que esperávamos/queríamos. Aceitar não está relacionado a gostar da situação, mas sim a tomar as coisas como elas são. Talvez você tem uma mudança de país esperando a pandemia passar. Fronteiras fechadas não estão no seu controle e brigar com isso é desgastante. Acolha sua frustração, aceite a sua situação e lembre sempre de perguntar: o que realmente está no meu controle e eu posso fazer hoje?



_________

Talitha Vergara

Psicóloga e Imigrante

Instagram: @talivergara


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page