top of page

É possível tirar um passaporte com urgência?


Passaporte é um dos mais importantes documentos de um viajante
Passaporte é um dos mais importantes documentos de um viajante

Você precisa fazer uma viagem urgente para ir a um compromisso em outro país. Procura em pastas de documentos importantes, busca pela casa toda, quando, finalmente, lembra que nunca chegou a fazer um passaporte. E agora?


Geralmente, envolve um custo adicional e processos diferentes dos regulares, mas, em alguns países, é possível tirar um passaporte com urgência. Os requisitos e o tempo de processamento podem ter variações, dependendo da legislação do país e da embaixada, ou consulado responsável, além da quantidade maior de taxas que poderão ser cobradas por esse serviço.


Agora o coração deu uma aliviada, né, mas devem ter aparecido algumas dúvidas. Veja se podemos ajudar você!


Como e onde realizar o processo de solicitação?


Para solicitar um passaporte no menor tempo possível, inicialmente, confira se atende os requisitos para conseguir o documento de viagem, como a idade mínima. É importante reunir tudo que será necessário, como identificação com foto, comprovante de residência e certidão de nascimento ou de casamento, pesquise cada detalhe para não se esquecer de nada!


Procure a embaixada ou consulado responsável pelo país onde você mora e veja se os serviços de emissão de passaporte estão disponíveis. Acompanhe as orientações do órgão de como solicitar o mesmo, sendo, em alguns locais, realizado em poucas horas.


Todos conseguem tirar o documento de viagem com urgência?


A resposta é: nem sempre. Isso dependerá de regras e regulamentos do país onde você reside. Não se assuste caso seja restringido a emitir o documento somente por razões médicas. E taxas podem ser cobradas para que todo esse processo ocorra.


O que precisa para tirar o passaporte com urgência?


Foto do passaporte brasileiro
Foto do passaporte brasileiro

Para adquirir um passaporte com urgência, já pode ir separando os seguintes documentos para apresentar ao consulado:


  • Identificação com foto, como carteira de habilitação ou carteira de identidade;

  • Comprovante de endereço;

  • Certidão de nascimento ou de casamento;

  • Uma foto recente;

  • Uma declaração explicando o porquê da necessidade da emissão do passaporte com urgência.


Lembrando que os requisitos irão variar de acordo com o país.


Motivos para tirar um passaporte com urgência


Quais seriam os seus motivos para tirar um passaporte de emergência?
Quais seriam os seus motivos para tirar um passaporte de emergência?

O aparecimento de uma viagem de emergência, seja para visitar um parente que esteja doente ou devido a desastres naturais, bem como a participação em algum evento importante, como conferência ou competições de esporte, problemas de saúde, contratempos relacionados à documentação, como a perda ou furto do seu passaporte original e vários outros motivos podem ser necessários à solicitação de um novo documento em um tempo inferior ao que levaria em situações normais.


Quanto tempo demora para tirar um passaporte de última hora?


Isso depende de cada país, além de depender da quantidade de processos de solicitações que estão em andamento. Poderá levar de 24 a 72 horas ou em um pouco mais de tempo, por isso verifique todas as informações e dúvidas com os responsáveis e procure começar o pedido do documento de viagem o quanto antes.


E se precisar de uma empresa de mudanças internacionais, nacionais ou comerciais, saiba que a Brazil Lines planeja e realiza cada processo de forma segura, confiável e tranquila. Entre em contato!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page