top of page

Curiosidades e mistérios de monumentos famosos

O que aconteceu com as pirâmides do Egito? Por que a Torre de Pisa possui uma inclinação? É hora de desvendarmos lendas, teorias e mistérios sobre monumentos tão famosos no mundo todo. Importantes construções, representam eventos, pessoas e períodos históricos. Contribuem para a lembrança do passado e para o estudo do entendimento de como o mundo chegou até aqui.


Alguns monumentos são criados com o objetivo de homenagear líderes, heróis ou acontecimentos históricos, enquanto outros são verdadeiros símbolos de poder, riqueza ou status. Independentemente do motivo, essas grandes construções fazem parte da cultura e ajudam a compreender o mundo onde vivemos, a ligarmos os pontos e confirmar se as teorias estão corretas… ou não!


Descubra segredos da antiguidade.


1 - Torre Eiffel


Construída como uma entrada para a Exposição Universal de Paris de 1889, foi projetada pelo francês Gustave Eiffel e, em 2 anos, estava pronta! Você sabia que a torre era para ser uma estrutura temporária? Pois é, decidiram manter o monumento quando perceberam que ali era um excelente lugar para as transmissões de rádio.


Vista do por do sol da Torre Eifeel, Paris, França
Vista do por do sol da Torre Eifeel, Paris, França

Atingindo a altura de 324 metros, a famosa Torre Eiffel continua a ser um dos principais pontos turísticos da cidade de Paris, recebendo cerca de 7 milhões de visitantes por ano. Além disso, também é considerada um dos principais marcos da história da tecnologia e da engenharia, já que foi uma das primeiras estruturas a ser produzida com aço em admirável escala.


2 - Torre de Pisa


Foto da Torre de Pisa, Itália
Foto da Torre de Pisa, Itália

A Torre de Pisa, localizada em Pisa, uma cidade italiana, começou a se inclinar após o início da sua construção, no ano de 1173. Sim, há muito tempo atrás! E sabe quando sua estrutura parou de se inclinar? Quando atingiu o ângulo de 4 graus em relação ao chão.


Várias teorias procuram achar um motivo para o fato, mas nenhuma delas foi comprovada. Uma das mais populares é devido ao terreno, que é composto por camadas de solo moles em cima de uma base de calcário mais firme, faria com que a construção ficasse instável por anos. Outra teoria: a torre teria sido construída em um local com água subterrânea próxima à superfície, que pode ter afetado a estrutura da base da torre.


Até hoje, o mistério da Torre de Pisa não foi completamente resolvido. E aí, qual é o seu palpite?


3 - A Esfinge


Grande Esfinge de Gizé, construída por volta de 2500 a.C., Egito
Grande Esfinge de Gizé, construída por volta de 2500 a.C., Egito

Prepare-se para essa descoberta: a esfinge tinha barba. Um dos maiores e grandiosos ícones do Egito, um monumento misterioso, localizado no meio do deserto, é famoso pelas teorias e, sim, tinha barba. E se observarmos, a cabeça da estátua não segue as proporções do resto do corpo, a barba esculpida e o nariz foram perdidos com o tempo e o seu corpo lembra o de um leão. Outro fato interessante é de que existem quartos na parte interna da esfinge.


Para ir atrás de explicações, saiba que é praticamente impossível desvendar todos esses mistérios, já que as tentativas para estudar o monumento que houveram foram restritas.


4 - Pirâmides do Egito


Vista por do sol do complexo da pirâmide de Gizé, no Cairo, Egito
Vista por do sol do complexo da pirâmide de Gizé, no Cairo, Egito

Continuando na região do Egito, não há como não falar nelas: Quéops, Quéfren e Miquerinos, as históricas pirâmides. Os profissionais da arquitetura e engenharia atuais não sabem informar como esses monumentos gigantes de pedra foram erguidos 4.500 anos atrás.


Alguns falam que foram construídas pelos trabalhadores utilizando rampas para empurrarem os blocos de pedras, mas essa é uma teoria questionável, já que a rampa precisaria ter sido extremamente longa e íngreme. Também citaram a possibilidade do uso de guinchos para erguer os blocos, que não foi levada para frente.


Que tal conhecer mais sobre o mundo e seus maravilhosos monumentos? Entre em contato com a equipe da Brazil Lines e planeje a sua mudança internacional com tranquilidade para o destino que você desejar explorar!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page