top of page

Desbravando o Marrocos


Desbravando o Marrocos

O Marrocos é um país já conhecido dos brasileiros. Uma das principais causas desse conhecimento é em virtude da televisão, mais especificamente da novela "O Clone", que foi exibida entre os anos de 2001 e 2002. Os bordões e a beleza do país africano encantaram, mas quando o assunto é ir morar lá, muita gente ainda tem algumas dúvidas.

Pensando nisso, a Brazil Lines resolveu trazer um pouco mais sobre o Marrocos.

Estando localizado ao noroeste do continente africano, o Marrocos faz parte da chamada "África Muçulmana", que abriga aqueles países com maioria islâmica. Mas, embora a religião muçulmana seja bastante respeitada, o país é aberto para outras religiões, tendo, inclusive, uma boa parcela de cristãos e judeus, com suas igrejas e sinagogas.

O "Ramadã", mês sagrado para os muçulmanos, é seguido no Marrocos, mas a vida não para. Turistas e habitantes locais tem permissão para fazer tudo, desde viagens, até a alimentação habitual (apesar de alguns restaurantes ficarem fechados para o almoço nesta época). O único pedido para aqueles que não seguem a religião islâmica é o respeito, ou seja, para que evitem se alimentar, beber e fumar em locais públicos durante o período do Ramadã.

Um dos pontos altos dos marroquinos é a hospitalidade. Eles são alegres e dispostos a receber as pessoas, não importa qual a finalidade de sua viagem. Os habitantes do país são também bastante curiosos, querendo saber tudo sobre você: de onde veio, o que faz, o que espera do país deles e aí por diante. Se você cair nas graças de algum marroquino, provavelmente ele irá te convidar para fazer uma refeição com a família.

Outro hábito bastante difundido no país é o chá. Essa é a bebida típica do país, especialmente o chá de menta, e é uma ofensa não aceitar, seja na casa de alguém, em algum estabelecimento ou, até mesmo, na rua. E o ritual para servir o chá é tão importante quanto a bebida. Desde a infusão das ervas até a forma de servir, com uma boa distância da xícara, para que se forme espuma.

Este é um hábito que eles adquiriram com os ingleses, um dos povos que ajudou a formar a diversidade cultural do país de mais de 33 milhões de habitantes. Outros povos que tiveram influência sobre o Marrocos foram os franceses, espanhóis, portugueses, árabes e os berberes (povo nativo do norte da África). E essa diversidade é percebida no cotidiano, pois, apesar da língua oficial ser o árabe, é comum ver o povo local falando vários idiomas diferentes.

A culinária também ocupa papel de destaque na cultura marroquina, com vários pratos conhecidos no mundo todo, como o tradicional cuscuz. Muitas especiarias são utilizadas na gastronomia, dando ainda mais cor e sabor à comida.

O clima no Marrocos guarda uma característica desconhecida por muitos: a neve. Sim, apesar do Deserto do Saara ocupar boa parte do país, a neve também dá as caras por lá. Mas, obviamente, não são precipitações gigantescas nas cidades, mas sim nas montanhas da região do "Alto Atlas", onde a temperatura pode atingir os vinte graus negativos e é possível esquiar.

Depois de ficar sabendo um pouco mais do Marrocos, se você ainda pensa em morar por lá, preocupe-se apenas em arrumar as malas. Deixe a sua mudança por nossa conta. Nossos colaboradores são extremamente eficazes e competentes e, com certeza, cuidaremos das suas coisas como se fossem nossas!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page