top of page

Viver no Rio Grande do Sul


Viver no Rio Grande do Sul

O Brasil é formado por 26 estados e um Distrito Federal. Cada uma das unidades da federação guarda suas belezas e encantos, bem como a cultura, nas mais variadas formas (danças, músicas, culinária, arquitetura etc.), e morar em qualquer uma delas seria uma experiência incrível e enriquecedora.


Mas o Rio Grande do Sul é um estado que chama atenção, principalmente pelos seus costumes fortes e que são, praticamente, reconhecidos em todo o país. Basta ver uma cuia de chimarrão para se lembrar dos gaúchos. Outro hábito que todo mundo tem é o de fazer churrasco, que pode ser considerado como o prato típico do Rio Grande do Sul.


Só que os gaúchos não vivem apenas de churrasco e chimarrão. O estado é muito bonito e tem atrações para qualquer tipo de público. De neve até praia, passando por cânions e planícies, o Rio Grande do Sul agrada todos os gostos. Não importa qual é a sua "tribo", desde surfistas até os amantes dos esportes ecológico, todos encontram um cantinho ideal para morar.


Se você está pensando em viver em um local com um clima um pouco mais frio, a região serrana do estado é uma boa pedida, pois tem temperaturas um pouco mais baixas durante o ano inteiro e, no inverno, chega a nevar. Mas também faz calor no Rio Grande do Sul. Em algumas regiões, como na capital Porto Alegre, por exemplo, no verão os termômetros passam da casa dos 40°.


Mesmo com todas as mudanças climáticas atuais, o estado mais meridional do Brasil é uma boa opção para quem quer viver em um lugar onde as estações sejam um pouco mais definidas.


Além disso, o setor agropecuário é muito forte. A criação de porcos e o cultivo de uvas ganham destaque, sendo, em parte, herança das colônias alemãs e italianas, que são as maiores do estado. Com uma vasta produção de uvas, aliado ao clima da região, a produção de vinhos também tem grande destaque. O Rio Grande do Sul tem inúmeras vinícolas e alguns dos vinhos produzidos no estado ocupam boas posições nas listas de melhores vinhos do mundo.


Outro grande atrativo é a produção de chocolate, que tem na cidade de Gramado a referência na área. Outros tipos de doce também são bastante consumidos. O ponto alto da doce experiência gastronômica acontece na Fenadoce, a Feira Nacional do Doce, que acontece todo ano em Pelotas. Aliás, festividades gastronômicas são típicas do Rio Grande do Sul, com boa parte das cidades realizando festas dos gêneros alimentícios mais produzidos em suas terras.


Mas é o tradicionalismo gaúcho que torna esse estado tão peculiar. Os gaúchos conservam suas danças, suas músicas e suas roupas. E tem até "embaixadas" no resto do Brasil, são os tradicionais CTG's, os Centros de Tradição Gaúcha. Lá eles ensinam um pouco do que é fazer parte deste povo que conserva costumes e tem um feriado tão expressivo que é o dia 20 de setembro, dia da Revolução Farroupilha, que é tão expressivo para eles como o 7 de setembro é para o país.


E se você está encantado com o Rio Grande do Sul e quer se mudar pra lá, escolha a cidade e preocupe-se apenas em arrumar as malas. Deixe que a Brazil Lines cuida da sua mudança. Nossos colaboradores são extremamente eficazes e competentes e, com certeza, cuidaremos das suas coisas como se fossem nossas!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page