Morar em Pelotas

23.01.2019

Brazil Lines |

Com a chegada do novo ano, muitas pessoas prometem mudanças em suas vidas, algumas literalmente. Entre esses que planejam mudar de casa ou de cidade, encontram-se muitos estudantes, que passaram nos vestibulares e agora procuram uma residência no município em que irão passar os próximos anos.

 

Entre esses destinos está a cidade de Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul, que conta com inúmeras instituições de ensino, como universidades e escolas técnicas. Entre elas destacam-se a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Além das faculdades e universidades, a cidade conta com uma boa estrutura educacional, com ótimas escolas e um índice de alfabetização superior aos 93% da população.

 

Com esse grande número de instituições de ensino superior, é lógico que o público universitário é grande em Pelotas, o que faz com que a cidade tenha boas opções de entretenimento, sendo que algumas delas tem custo baixo ou, até mesmo, são ofertadas gratuitamente, como alguns shows de música e peças de teatro, muitas vezes organizados pelos próprios estudantes.

 

Mas sendo uma das maiores cidades do Rio Grande do Sul, com cerca de 350 mil habitantes, Pelotas não é movida apenas pelos universitários, aliás, a maior fama da cidade nem vem por causa deles, mas sim por delícias produzidas nas cozinhas: os doces. Pelotas é conhecida como a Capital Nacional do Doce, tendo, inclusive, uma festa só para eles, a Fenadoce, que acontece sempre no meio do ano e movimenta o turismo e a economia da cidade.

 

A história dos doces em Pelotas remonta ao século XIX, quando navios partiam para o nordeste com o charque produzido na cidade e retornavam com açúcar. Começava então a tradição dos doces, misturando elementos da cozinha europeia com um toque brasileiro.

 

Como já falamos, a indústria dos doces movimenta a economia pelotense, mas não é apenas na época da Fenadoce, mas sim o ano inteiro. Um bom exemplo disso é a cultura do pêssego, que é utilizado em muitos doces e compotas, transformando a cidade na maior produtora da fruta no Brasil. Além disso, também se destacam a produção de figos, morangos e arroz. Sem contar nos rebanhos bovinos, que são muito grandes e, por isso, fizeram de Pelotas a maior produtora de leite no estado gaúcho.

 

Quem também movimenta a cidade é o futebol. Com três times profissionais, o esporte tem força em Pelotas, sendo que a equipe mais tradicional é o Brasil de Pelotas que, atualmente, está na segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

 

O setor cultural, além dos já citados festivais, é muito influente não só no estado, mas no Brasil inteiro, com alguns pelotenses famosos, como Hipólito José da Costa, patrono da imprensa no país, e do pintor Leopoldo Gotuzzo. Os doces de Pelotas também fazem parte do Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

 

Enfim, se você está pronto para ir morar em Pelotas, preocupe-se apenas em arrumar as malas. Deixe que a Brazil Lines cuida da sua mudança. Nossos colaboradores são extremamente eficazes e competentes e, com certeza, cuidaremos das suas coisas como se fossem nossas!

Please reload

DESTAQUES

A voltagem da rede elétrica da sua cidade de destino é 110v ou 220v?

10.05.2019

1/30
Please reload

RECENTES

Please reload

SIGA

  • Instagram ícone social
  • Facebook Long Shadow

FICAMOS  SEMPRE CONTENTES

EM CONHECER NOSSOS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ESCREVA PARA NÓS

+55 (41) 3073 0280

+55 (51) 3474 3445

© Copyright Brazil Lines. Todos os direitos reservados.