Desbravando a Alemanha

02.01.2019

Brazil Lines |

 A Alemanha é um país com presença forte e marcante no Brasil, principalmente nos estados do sul do país, que, talvez por causa do clima mais amena, contaram com a vinda de vários imigrantes alemães ao longo do tempo.

 

A história alemã também é muito forte, com o país tendo papel central nas duas guerras mundiais, o que ainda é motivo de vergonha para o seu povo. Porém, após ser protagonista desses episódios, a Alemanha cresceu e se desenvolveu, sendo considerada hoje uma das maiores economias do mundo e, por causa disso, está sempre na lista de países que alguns brasileiros gostariam de morar.

 

Mas é óbvio que essa a decisão de mudar de país não é tão simples assim, ainda mais para um país que guarda diferenças significativas para o nosso, a começar pelo tão famoso "jeitinho brasileiro". Na Alemanha, isso não existe, nem o jeitinho brasileiro e nem o alemão. As coisas funcionam da maneira que devem funcionar, ou seja, se dizem que não dá para fazer alguma coisa, essa é a palavra final.

 

A disciplina, o senso de organização e a empatia com o próximo são valores difundidos e incentivados na cultura germânica. Para se ter uma ideia, os transportes públicos de várias cidades da Alemanha não tem catracas, porém os valores são pagos de maneira correta pelos usuários. Eles entendem que, quase não paguem e tenha uma fiscalização, estarão errados. Sem contar que, ao usar o transporte sem pagar, as tarifas ficarão mais caras, prejudicando todos. Por isso, desde pequenos os alemães aprendem a respeitar a coletividade e a privacidade dos outros. Isso deu a eles um estereótipo de povo frio, porém, após conhecê-los mais de perto, essa característica rapidamente se dissipa.

 

Prova disso são as festas. A Alemanha tem um calendário extenso de festas, desde festivais de música até feiras para os diversos produtos que eles produzem. Mas são daquelas feiras grandes, com shows, exposições, barracas de comida e de bebida, que duram muitos dias. Em dezembro também são populares os "Mercados de Natal", que acontecem em várias cidades e onde é possível encontrar artigos natalinos em geral. Tem também a "Oktoberfest", talvez a mais famosa festa alemã. Existem várias, mas a maior é a de Munique, que começa em setembro e se estende pelo mês de outubro inteiro. Ela é tão importante que vários países resolveram também criar as suas "oktobers". No Brasil, a mais conhecida é a de Blumenau, em Santa Catarina.

 

Mas, se você está pronto para viver na Alemanha, é necessário saber que é um país caro. Não tanto nos produtos e itens à venda nas lojas e nos mercados, mas em relação aos impostos. Porém, os salários costumam ser bons e os serviços funcionam. O setor educacional é considerado um dos melhores do mundo. As regras para morar lá também são bem rígidas e é importante que sejam cumpridas exatamente da maneira exigida.

 

Enfim, se você está com toda a documentação regularizada e pronto para se mudar para a Alemanha, preocupe-se apenas em arrumar as malas. Deixe a sua mudança por nossa conta. Nossos colaboradores são extremamente eficazes e competentes e, com certeza, cuidaremos das suas coisas como se fossem nossas!

Please reload

DESTAQUES

A voltagem da rede elétrica da sua cidade de destino é 110v ou 220v?

10.05.2019

1/30
Please reload

RECENTES

Please reload

SIGA

  • Instagram ícone social
  • Facebook Long Shadow

FICAMOS  SEMPRE CONTENTES

EM CONHECER NOSSOS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ESCREVA PARA NÓS

+55 (41) 3073 0280

+55 (51) 3474 3445

© Copyright Brazil Lines. Todos os direitos reservados.