Desbravando a Costa Rica

04.04.2018

Brazil Lines |

Quando falamos na Costa Rica, algumas peculiaridades nos chamam atenção, como o fato de o país ser banhado por dois oceanos (Atlântico e Pacífico), ter praias sensacionais, preservar a natureza, ter vulcões ativos, não ter um exército e, por causa disso tudo, ser considerado o país mais feliz do mundo.

 

Esse título foi conferido pelo site Happy Planet Index (www.happyplanetindex.org), que levou em consideração os níveis de satisfação dos cidadãos, a expectativa de vida, os níveis de desigualdade e o impacto ambiental de seus habitantes. A soma de todos esses requisitos fez com que a Costa Rica ficasse na primeira posição do ranking, que é composto por 140 países.

 

Para ajudar a chegar neste patamar, a decisão de não ter exército foi estratégica, pois sem os altos custos das forças armadas, esse dinheiro pode ser investido na educação e na saúde, deixando o país com ótimos índices: cerca de 96% da população é alfabetizada e a expectativa de vida é de 78 anos. A decisão de acabar com o exército é antiga, estando prevista na Constituição de 1949 do país.

 

Um outro campo de destaque na Costa Rica é o dos Direitos Humanos, já que o país abriga a sede da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Inclusive foi em San Jose, sua capital, que foi elaborado o "Pacto de San Jose da Costa Rica", também conhecido como a Convenção Americana de Direitos Humanos.

 

Além desses fatores, a Costa Rica é uma das democracias mais antigas das Américas, tendo sua primeira eleição livre em 1890. Como o exército foi extinto, a Costa Rica também não passou pela onda militarista e ditatorial de outros países da América Latina.

 

Uma das outras vantagens para quem quer morar na Costa Rica é o estilo de vida da sua população. O povo do país é bastante hospitaleiro, sempre disposto a ajudar e muito educados. Um dos lemas do país (e uma das frases que mais se diz por lá) é a expressão "Pura Vida", que significa, exatamente isso, ou seja uma vida pura, tranquila, sem maiores preocupações.

 

Mas, contrastando com a tranquilidade da população, o custo de vida no país é um dos mais altos da América Latina. Por outro lado, o salário mínimo empregado no país também é um dos mais altos da região.

 

Outro fator positivo é a localização do país, com saídas para dois oceanos estratégicos, possibilitando que tanto a Europa quanto a Ásia tenham fácil acesso aos portos do país. O governo do país também tem investido bastante nos setores de alta tecnologia, o que está fazendo com que o país tenham um aumento na produção e exportação de produtos eletrônicos, como chips de computador e aparelhos médicos. O turismo e a agricultura também tem papel de destaque na economia costa-riquenha.

 

Então, caso você queira ter uma "Pura Vida" e considera a Costa Rica o lugar ideal para morar, se preocupe apenas em arrumar as malas. Deixe a sua mudança por nossa conta. Nossos colaboradores são extremamente eficazes e competentes e, com certeza, cuidaremos das suas coisas como se fossem nossas!

Please reload

DESTAQUES

A voltagem da rede elétrica da sua cidade de destino é 110v ou 220v?

10.05.2019

1/30
Please reload

RECENTES

Please reload

SIGA

  • Instagram ícone social
  • Facebook Long Shadow

FICAMOS  SEMPRE CONTENTES

EM CONHECER NOSSOS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ESCREVA PARA NÓS

+55 (41) 3073 0280

+55 (51) 3474 3445

© Copyright Brazil Lines. Todos os direitos reservados.