Desbravando Portugal

20.12.2017

Brazil Lines |

 

Muitos brasileiros ainda sonham em morar na Europa, porém, o idioma de muitos países do "Velho Continente" ainda assusta muita gente. Por isso, é cada vez maior o número de pessoas que saem do Brasil e resolvem tentar a vida em Portugal. 

 

Com a facilidade da comunicação, o país da Península Ibérica tem atraído, principalmente, muitos jovens, que buscam uma experiência no exterior e a possibilidade de estudar em uma universidade europeia. E a oportunidade de cursar uma faculdade em Portugal está cada vez mais próxima, pois algumas universidades do país aceitam que os brasileiros usem a nota obtida no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para tentar uma vaga em alguma instituição de ensino superior portuguesa. 

 

A educação, embora pública, não é gratuita, porém os valores não são tão altos como no Brasil. Dependendo da universidade, paga-se, em média, € 1.000,00 (mil euros) por ano para frequentar as aulas. 

 

O que também pode ajudar na adaptação dos brasileiros que querem morar em Portugal é o clima. Apesar de ser um país europeu, a terra dos nossos descobridores não é tão fria quanto os outros países do continente. Existem regiões serranas onde há incidência de neve, mas é mais ao norte do país e no extremo inverno. As estações do ano são bem definidas e a temperatura média é de 11° no inverno e de 22° no verão. 

 

Além desses fatores, outro ponto que pode ajudar na decisão de ir morar em Portugal é a segurança. O país é considerado o 3º (terceiro) mais seguro do mundo. Pesquisas recentes mostram que o nível de segurança para andar na rua é descrito pelos moradores como sendo muito alto, durante o dia, e alto, durante a noite. 

 

Os sistemas de transporte e saúde também funcionam bem. Como o país não é tão extenso, é possível atravessar de carro ou de trem, pagando pouco. O transporte público urbano também não é caro. A saúde funciona como a educação, ou seja, é pública mas não gratuita, mas os valores são pequenos. 

 

Em relação ao custo de vida, ele não é tão alto quanto em outros países europeus, mas o salário mínimo português também é um dos mais baixos da Europa, cerca de € 550 (quinhentos e cinquenta euros). Dependendo do seu padrão de vida e da cidade que você for morar, dá pra viver, tranquilamente, em Portugal, com três salários mínimos. 

 

O país também está se recuperando da crise de 2008, por isso, os índices de desemprego ainda são um pouco elevados, então, a recomendação é vir para Portugal apenas se estiver com um emprego certo já. Outra opção, para os mais velhos, é pedir o visto de aposentado para morar no país. O governo português concede esses vistos, desde que os solicitantes comprovem que tem renda suficiente para morar em Portugal sem ter que trabalhar. 

 

Enfim, se você está decidido a ir morar em Portugal, se preocupe apenas em arrumar as malas. Deixe a sua mudança por nossa conta. Nossos colaboradores são extremamente eficazes e competentes e, com certeza, cuidaremos das suas coisas como se fossem nossas! 

Please reload

DESTAQUES

A voltagem da rede elétrica da sua cidade de destino é 110v ou 220v?

10.05.2019

1/30
Please reload

RECENTES

Please reload

SIGA

  • Instagram ícone social
  • Facebook Long Shadow

FICAMOS  SEMPRE CONTENTES

EM CONHECER NOSSOS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ESCREVA PARA NÓS

+55 (41) 3073 0280

+55 (51) 3474 3445

© Copyright Brazil Lines. Todos os direitos reservados.