top of page

Saúde pública e privada na Espanha



A saúde em geral na Espanha é muito boa, tive o privilégio de poder desfrutar tanto da pública como a privada. Não posso dizer que uma é melhor do que a outra, porém pela minha experiência eu prefiro a pública e vou explicar o porquê.

Quando cheguei na Espanha, após solicitar um plano de saúde por conta do meu visto, eu descobri que estava gravida, e como ainda não podia usar o plano fui a emergência do hospital público, onde fui examinada e fiz um ultrassom, porem precisei pagar um valor de 368 euros pelo atendimento. 

Quando o meu plano de saúde foi liberado, comecei as consultas de pré-natal e segui pelo plano até as 18 semanas de gestação, onde descobri que eu poderia usar a saúde pública por estar gravida, então por sorte eu ainda consegui reaver o valor que havia pago pelo atendimento no público. Como eu não estava gostando muito do atendimento do privado por questões particulares, decidi continuar as consultas pelo público e foi a melhor decisão que tomei.

Não irei entrar em detalhes de todo o processo, porém confesso que fiquei muito impressionada com a saúde pública da Espanha em todo esse período da gestação, o atendimento, o cuidado, a atenção em cada detalhe, os “presentes” que eu e minha filha ganhamos, o atendimento no meu parto e também no pós o parto, tudo foi muito bom e não tenho do que reclamar.  

A gestação foi a minha única experiencia com ambos os sistemas de saúde, porém, posso dizer que algumas pessoas do qual conheço também preferem a pública do que a privada, um exemplo disso é uma parente minha que chegou a fazer a mesma cirurgia 3 vezes na privada e nada de sucesso, quando ela decidiu ir pela publica, na primeira cirurgia o problema dela foi resolvido. Claro que não posso dizer que a saúde pública é perfeita e melhor do que a privada, até porque conheço outras pessoas que preferem o privado e não trocam por nada, mas na minha experiencia e na das pessoas do qual convivo a ainda prefiro a saúde pública.  

Geissa Barros 

Esposa, mãe e imigrante 

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page