O ano em que tudo saiu como o planejado


ano novo planejamento imigração

Provavelmente você deve ter estranhado esse título, afinal, muita coisa aconteceu esse ano, mas pouca coisa dentro do que havíamos “planejado”. Mas a verdade é que todos os anos da sua vida não saíram como o planejado. Todos os anos as coisas saem um pouco diferente do que imaginamos, coisas surgem, outras não acontecem, isso porque não temos a capacidade de saber como as coisas serão. Ainda bem que é assim. Se soubéssemos perderíamos uma das coisas mais importantes que temos como seres humanos: nossa capacidade de enfrentar e nos adaptarmos com a situações.


Para alguns, esse ano foi melhor do que se esperava, para a maioria de nós, foi cercado de desafios que a gente nem sabia que dava conta de enfrentar. E a minha pergunta para você é: que ano da sua vida saiu como o planejado? Talvez você tenha um ano que algumas coisas saíram dentro do esperado, mas imaginar um ano inteiro acontecendo como planejado é uma grande audácia da nossa parte, com sorte, muita sorte, conseguimos ter um dia completamente dentro do que esperamos.


Mais importante do que as coisas saírem como planejado é termos a capacidade de enfrentar as situações que a vida nos apresenta, independente de quais sejam elas. Mais importante do que evitar a tempestade é aprender a dançar na chuva. Você não consegue controlar tudo, quanto antes você abrir mão desta ideia, melhor para você. A ideia do controle absoluto sobre as coisas e sobre os outros é uma grande mentira que no geral as pessoas adoram contar a si mesmas. 2020 nos trouxe essa perspectiva que existe muito que não controlamos, mas também existe uma infinidade de coisas com as quais nos adaptamos. E a capacidade de adaptação é um dos maiores presentes que você pode se dar. Ela é essencial, em uma imigração bem sucedida e na vida. E é ela que diferencia quem desiste e quem consegue vencer: a capacidade de reprogramar a rota mas jamais o destino.


_________

Talitha Vergara

Psicóloga e Imigrante

Instagram: @talivergara

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo