top of page

Mudança e filhos


Mudança e filhos

Quando a família decide mudar, para qualquer lugar que seja, é importante pensar de maneira individualizada como cada membro pode lidar com e que recursos serão necessários para enfrentar essa situação. As vezes, as crianças são “marginalizadas” nesse processo, afinal, pode-se pensar que elas não entendem muito o que está acontecendo. A realidade é que as crianças têm uma percepção muito maior do mundo do que os adultos estão acostumados a acreditar. Claramente a decisão de mudar é dos pais mas incluir seus filhos, o máximo possível, é altamente necessário.

Mesmo que eles sejam pequenos, comece a introduzir o assunto em conversas e faça isso de maneira mais lúdica possível, busque filmes e livros que contam histórias de pessoas que mudaram e como elas enfrentaram e se redescobriram nessa essa situação. Crie expectativas, mostre fotos de coisas interessantes que vocês poderão fazer nesse novo lugar e principalmente, quando chegar lá faça. É muito importante para adaptação de adultos e crianças explorar os pontos positivos do novo lugar. Não esqueça que toda a família está abrindo mão de muitas coisas em prol da nova aventura, cuidado para não olhar somente para o que ficou para trás e esquecer de explorar o que está a sua frente.

Ajude a criança a entender como ela se sente com a mudança, se ela for pequena utilize desenhos, se ela for maior converse e acolha os sentimentos dela. Se ela te falar que tem medo, não diga somente “não precisa sentir medo”, você pode dizer: “eu entendo que você tenha medo porque é tudo muito novo, não posso te prometer que você não sentira mais medo mas eu estarei ao seu lado e vamos passar por isso juntos. É uma grande aventura para gente também.”

Uma excelente recomendação para abordar o tema é o filme “divertida mente”, já que além de explicar de maneira muito clara e dinâmica o papel das emoções, relata como a Riley, de 11 anos precisa reorganizar suas emoções depois de uma mudança de cidade. E o melhor: é um filme delicioso inclusive para adultos.

_________

Talitha Vergara

Psicóloga e Imigrante

Instagram: @talivergara

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page