top of page

Governo do Canadá e os Planos de Imigração para 2023



Para compensar o deficit causado pela pandemia em 2020, onde o Canadá enfrentou um momento difícil na economia, em que a taxa de desemprego fechou o ano em 9,5% segundo dados do governo, o governo canadense espera receber mais de 1 milhão de pessoas até 2023.


A segunda maior nação do mundo em extensão territorial possui cerca de 38 milhões de habitantes e com poucas pessoas trabalhando, fica difícil garantir o desenvolvimento econômico.


Ainda em 2020 o governo canadense divulgou um relatório onde mostra o crescimento de residentes permanentes no país e as expectativas para a recuperação do país pós-pandemia com a imigração. O plano é receber 401mil novos residentes aprovados em 2021, 411 mil em 2022 e 421mil em 2023 totalizando em 1 milhão e 233 pessoas estrangeiras.


Como eu faço para participar desse processo de imigração?


Calma, se você chegou até aqui com essa dúvida, provável que já deve ter pesquisado e se confundido com tantas objeções no caminho. Antes de mais nada é preciso entender como funciona os vistos para o Canadá e o processo de imigração - de forma bem simplificada, claro.


Tudo sempre vai depender dos motivos que te levam até o Canadá, se você está indo para estudos, para trabalhar temporariamente, para ambos ou para residir permanentemente.


Nos vistos temporários são encaixados os vistos de turistas, estudante, profissionais que ficam por um período determinado, entre outros.


O visto de permanência pode durar apenas 6 meses, podendo ser renovado dependendo de seus objetivos. E o visto de residência permanente é o visto que te permite viver no Canadá de fato, com os benefícios de permissão para trabalhar, acesso ao sistema de saúde e a possibilidade de se tornar um cidadão canadense.


Um dos mais famosos programas de residência permanente é o Express Entry, onde você precisa se inscrever e ter o perfil que eles buscam (além de uma quantia considerável em dólares) e basicamente você se inscreve e passa por um sistema de pontos, onde você precisa mostrar suas habilidades, educação, habilidade de inglês e francês, experiência de trabalho, entre outros fatores.


Mas acalme-se, antes de sair pesquisando para ver como aplicar, vou deixar uma calculadora de pontos disponibilizada pelo próprio governo canadense, onde você pode simular a vontade se você está preparado para se aplicar nesse programa.


Qual a pontuação mínima para o Express Entry e como são calculados esses pontos?


Não podemos afirmar quais serão os impactos para os próximos anos, mas a pontuação atual é de no máximo 1200 pontos e o mínimo é estabelecido conforme o cálculo da média dos candidatos selecionados naquela rodada.


Alguns pontos são basicamente calculados por:


Idade (máx 100 pontos): Pessoas entre 20 e 29 anos obtém mais pontos nesse quesito, porém não significa que é impossível imigrar depois dos 30!


Nível de educação (máx 140 pontos): Quanto mais alto for seu nível acadêmico, maior será sua pontuação nesse quesito.


Habilidade no Inglês e/ou Francês (máx 150 pontos): Sim, você precisa comprovar sua habilidade de idiomas principais e hoje há um diferencial para quem tem habilidade no francês.


Experiência de trabalho fora do Canadá (máx 50 pontos): Você precisa ter pelo menos 1 ano de experiência profissional comprovada para receber esses pontos.


Experiência de trabalho dentro do Canadá (máx 70 pontos): Se você já possui experiência de trabalho dentro do Canadá e quer aplicar esse visto para residir permanente, pode conseguir mais pontos.


Se selecionado você receberá um convite do governo canadense e terá alguns dias (atualmente existe um prazo de 30 dias para confirmar) para responder e confirmar.



Olhar para essa vista, realmente desperta uma sensação de tranquilidade, não é? Imagina a sorte que tem de olhar para esse tipo de paisagem todos os dias!


Se você gostou desse tipo de conteúdo, siga nosso Instagram que vai aparecer atualizações para quem quer aplicar vistos e estar entre os sortudos que vão se mudar para o Canadá. Aproveite para nos contar lá no direct, qual lugar você gostaria de morar e qual cidade em específico você gostaria de saber mais detalhes sobre a moradia.









0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page