Expatriação: expectativa e realidade




Chegou a tão sonhada oportunidade: o convite para trabalhar em um outro país. Pode ser que esse país seja aquele que sempre foi almejado ou outro que até aqui não era pensado, fato é que ao decidir pela expatriação se cria uma série de expectativas. A expectativa da casa nova, de quão rápido se aprenderá o novo idioma, como será a adaptação e uma infinidade de outras coisas.

Como em tudo na vida, existe grande chance de a realidade ter características diferentes da expectativa e essa é uma das belezas de viver cada experiência. Por mais que se faça uma excelente programação (e ela é necessária e extremamente bem-vinda) a realidade sempre tem o poder de nos surpreender, positiva e negativamente. Te garanto que na expatriação, não vai ser diferente. Por isso, vale a pena trabalhar no que chamamos de “elasticidade emocional”. Não seja tão duro, nem tão rígido em relação aos desafios que vocês enfrentarão. É impossível estar preparado para tudo, mas é possível vivenciar todas as coisas da melhor maneira possível. Se dedique em ver a vida com mais leveza, ria dos seus erros, entenda que por mais que na sua cabeça você já fala o idioma como um nativo, as pessoas vão reparar o seu sotaque, se divirta no processo. Uma das maiores ferramentas para viver a diferença entre a expectativa e a realidade é o bom humor.

Acostume-se com isso: você vai se frustrar. A vida é assim, até os maiores sonhos vêm acompanhados com pitadas de frustração. Existem grandes ensinamentos quando nos permitimos passar pelas frustrações, sem querer esconde-las, sem querer fugir delas, apenas percebendo o que nos faltava para enfrentar-las neste momento e como posso desenvolver essa área da vida. E quem sabe, com um pouco de sorte, não passar por essa surpresa novamente.

A realidade provavelmente vai te surpreender. E que bom que é assim. Quando ela te surpreender positivamente: aproveite. Quando ela te surpreender negativamente: aprenda. É na realidade que encontramos a real oportunidade de ser quem sonhamos em ser.

_________

Talitha Vergara

Psicóloga e Imigrante

Instagram: @talivergara

PARANÁ 
Rod. BR 116, 17817 (Linha Verde)

81.690-310 - Curitiba-PR
 

(41) 3073-0296 - WhatsApp

RIO GRANDE DO SUL

Rua São Leopoldo, 309

93.216-460 - Sapucaia do Sul-RS
 

(51) 3474-3445 - WhatsApp

SANTA CATARINA
(48) 3036-0428 - WhatsApp

DEMAIS REGIÕES

(41) 3073-0296 - WhatsApp