top of page

Existe equilíbrio?


Trabalho família equilibrio expatriação

Certa vez, em uma palestra com um profissional influente na sua área e que deixou seu país de origem para uma oportunidade de trabalho bastante desafiadora, lhe perguntaram: “como você faz para equilibrar todas as áreas e atividades da sua vida?” E a resposta dele, para minha surpresa, foi: “eu não equilibro. Eu dou 100% de mim para aquilo que eu estou fazendo no momento. Se eu estou trabalhando, eu dou 100% de mim e minha equipe sabe que pode contar comigo, mas quando acompanho meu filho no futebol, por exemplo, ele também sabe que tem meu 100% e eu estou totalmente presente e conectado com ele.”

Desde este dia aprendi uma valiosa lição: mais do que estar sempre é preciso estar de maneira completa e realmente presente. Cada época da nossa vida nos pede um maior foco em determinada área. Existem momentos que o trabalho vai exigir muito mais do que gostaríamos, e é importante entender que desde que sejam etapas, não existe problema em uma maior concentração de esforços em uma atividade. Mas lembre-se: se a exceção vira a regra provavelmente você está negligenciando alguma coisa.

Existirão momentos que a sua família vai precisar mais de você, que projetos pessoais exigirão mais de você: o verdadeiro equilíbrio é entender qual é a minha maior necessidade nesse momento do dia ou da vida e focar nesta área. Vale lembrar que é importante que não seja a mesma área praticamente todos os momentos do seu dia, durante toda a sua vida.

Estar presente é um desafio, e quando se trata de trabalho, com nossos celulares que nos permitem ser encontrados o tempo inteiro, isso se torna ainda mais desafiador. O equilíbrio está muito mais ligado com estar presente do que com a quantidade de tempo em si, principalmente na nossa vida pessoal. Faça o exercício de conscientemente se conectar com as pessoas ao seu redor. Como eu sempre digo ao meu esposo quando nos sentamos a mesa para comer: você consegue ficar 30 minutos sem ver seu e-mail, o mundo não vai acabar. E se for alguma coisa muito urgente, não se preocupe, eles darão um jeito de te encontrar.

_________

Talitha Vergara

Psicóloga e Imigrante

Instagram: @talivergara

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page