
O sistema educacional da Espanha se divide por 5 níveis de educação. Hoje vou falar um pouco sobre o primeiro nível de educação, o Infantil.
Nessa etapa o objetivo é fazer com que as crianças desenvolvam habilidades como observar e explorar seu círculo familiar, natural e social; além disso é trabalhado neles a capacidade afetiva de se relacionar com os demais, adquirindo aos poucos uma relação social saudável, e para que também exercitem uma resolução pacifica de conflitos.
Vale ressaltar que esse nível não é de caráter obrigatório, porem mesmo assim, a grande maioria dos pais decidem colocar os seus filhos no sistema de educação infantil, seja porque os pais trabalham ou simplesmente pelo fato de auxilia-los em seu desenvolvimento.
A finalidade da educação infantil é contribuir com o desenvolvimento físico, afetivo, social e intelectual das crianças. Sua estrutura é composta por dois ciclos educativos:
· Primeiro ciclo
Idade 0 - 3 anos
Esse ciclo possui duas classes de creches, ou guardería como eles a chamam. Você pode optar por tentar uma vaga gratuita se cadastrando no ayuntamiento (órgão público) da região e enfrentar uma lista de espera, ou você pode escolher uma guardería particular.
· Segundo ciclo
Idade 3 - 6 anos
Não obrigatório, porém muito recomendado. Nesse ciclo as crianças já começam a frequentar uma escola, seja ela pública ou particular. Nessa fase o ensino já passa a ser mais complexo e rigoroso.
A educação e o ensino é um direito de todos os cidadãos, seja ele espanhol ou não. A Espanha também dá o direito de os pais escolherem livremente a educação de seus filhos e o direito para que eles recebam uma educação moral e religiosa conforme os seus princípios e valores.
______________ Geissa Barros
Esposa, mãe e imigrante