top of page

Coragem para Recomeçar


recomeço mudança coragem

Recomeçar vem sempre cheio de significado, de decisões e de coragem...muita coragem. Diariamente experimentos a possibilidades de recomeços, podemos decidir fazer algo diferente do que fazíamos, começar de novo, dar mais uma chance a si mesmo ou aos demais. Alguns de nós aproveitam essas oportunidades, não diariamente, mas com uma frequência bastante interessante. Outros, constantemente deixam passar a oportunidade de fazer diferente.

Fato é que quando algum decide mudar de cidade, estado ou país o recomeço é inevitável. Não há maneira de fugir dele, por isso, todo processo de mudança exige, antes de tudo, coragem. Coragem não é a falta de medo, não é a valentia destemida, não é ignorar os perigos que nos cercam. Coragem é fazer o que você acredita que precisa ser feito, no seu próprio tempo e da melhor maneira possível. Coragem é decidir começar de novo mesmo sabendo que isso vai te tirar da sua zona de conforto. É aprender a como se locomover em uma nova cidade, qual o melhor restaurante e onde estão os melhores lugares para passear. Coragem é aprender um novo idioma, uma nova cultura e crescer. Coragem é vivenciar a dor e a saudade a cada aniversário, datas comemorativas ou cotidianas que você precisou está longe de pessoas que você ama e ainda assim sorrir: grato pela oportunidade de ter pessoas tão especiais na sua vida, ainda que distante. Coragem é descobrir o novo.

Coragem é, no meu ponto de vista, uma qualidade incrível do ser humano e uma qualidade imprescindível para quem decide realizar uma mudança tão significativa como “trocar de endereço” na sua vida. Mas um dos maiores atos de coragem é ter humildade suficiente para dizer: eu preciso de ajuda. É reconhecer quando um processo de mudança ou recomeço está sendo difícil demais e alguém precisa te dar a mão e atravessar contigo essa jornada. É ser vulnerável e entender que todo recomeço passa por um processo, toda adaptação por desafios e toda mudança leva tempo para se concretizar.

Mesmo sentindo medo, seja corajoso!

 

Talitha Vergara

Psicóloga e Imigrante

Instagram: talivergara


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page