top of page

Conhecendo um pouco sobre a Cultura Europeia



Posso dizer que a cultura europeia é uma série de culturas sobrepostas, e que envolve diversas questões. Por ser um lugar onde possuí uma mescla muito grande, existe várias linhas de ruptura culturais através do continente europeu, dentre elas irei citar apenas duas principais que são: as línguas e a religião.

- Línguas europeias:

As línguas europeias estão, em sua maioria, dentro de três grupos linguísticos, que possuem diversos idiomas.

  • As línguas românicas, são representados pelos idiomas: Espanhol, Francês, Italiano e o Romeno.


  • As línguas germânicas, são representados pelos idiomas: o Inglês, o Alemão, o Neerlandês, o Sueco, o Dinamarquês e o Norueguês.


  • As línguas eslavas, cujo tem diversos outros idiomas, e são faladas em: Bielorrúsia, Croácia, Polónia, Rússia, entre outros.

Existe também, uma grande quantidade de idiomas usados por pequenos grupos em cada região, como por exemplo na Espanha além do espanhol, na Catalunha também se fala o “catalão”.

- Religião:

A religião predominante na formação da cultura europeia pelos últimos tempos é o Cristianismo, que é formado pelo Catolicismo Romano, Igreja Ortodoxa e Igreja Protestante. As outras religiões mais populares sem contar os que não professam religião ou são ateus, são: Judaísmo, Hinduísmo e Budismo.

No geral, a cultura europeia como citado acima é uma grande mescla, o que é incrível, em qualquer cidade grande em que você estiver, essa mescla é muito visível e palpável. Um dos lugares que eu já estive e pude vivenciar essa experiencia é em Londres. Ao andar pelas ruas você consegue identificar diversos tipos de pessoas e estilos, é uma experiência surreal, pois te faz ter a sensação de estar em diversos lugares do mundo ao mesmo tempo!

Geissa Barros

Esposa, mãe e imigrante

Instagram @geissa.barros

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page