top of page

Como se Tornar um Expatriado?



A globalização da economia colocou as organizações em uma nova dimensão, com isso surgiram muitos desafios e consequentemente obrigando-as a realizarem mudanças importantes na Gestão de Recursos Humanos.


O que é um expatriado?


Expatriar é a ação de transferir um executivo ou colaborador, sua família e filhos para outra subsidiária da empresa, localizada em outro país.

O profissional expatriado é aquele que trabalha fora de seu país de origem por mais de 90 dias, de forma temporária ou permanente.


Existem diversos motivos que fazem um brasileiro querer usufruir dos benefícios de ser um expatriado, como por exemplo a qualidade de vida que é fornecida nesses países, além de moradia temporária, plano de carreira, auxílio-educação e previdência.


Dicas para se tornar um expatriado da sua empresa:


Se você deseja se tornar um expatriado da sua empresa atual, é preciso trabalhar nisso antes do surgimento da vaga. Mostre interesse! Simplesmente por mencionar aos seus chefes que gostaria de morar no exterior, mostrar interesse por culturas diferentes, manter contato com pessoas nos países em que sua empresa atua e que exista alguma oportunidade de expatriação já pode te colocar no radar quando surgir a vaga, já que as pessoas responsáveis pela tomada de decisão evitam tornar essa informação pública e normalmente revelam a posição depois de decidir quem irá ocupar a vaga.


Como me tornar um expatriado sem estar uma empresa internacional?


Se você ainda não trabalha em uma empresa e tem interesse de se tornar um expatriado, há diversas maneiras que podem te guiar.

  • Ter fluência em um idioma estrangeiro

  • Ter um currículo e apresentação em inglês

  • Investir em um curso internacional

  • Usar o linkedIn para fazer contatos com brasileiros da mesma área que já residem no exterior

  • Manter seu perfil do linkedIn atualizado e detalhado

  • Aperfeiçoar seus conhecimentos e manter-se atualizado sobre a sua área.


Não podemos esquecer que o linkedIn é uma rede social de profissionais, que aumentam seus números de usuários ativos a cada dia. É um ótimo caminho se você deseja ser encontrado pelos 'headhunters' já que um número crescente de empregadores tem usado essa rede social para publicar vagas e também entrar em contato com possíveis novos candidatos.

É importante que você mantenha sempre seu perfil atualizado e se teu objetivo é trabalhar em outro país, complete tudo em inglês.

Visite também o site do governo do país em que deseja trabalhar. Nos sites oficiais dos governos tem informações atualizadas e é a fonte mais confiável para ficar por dentro dos projetos.



Gostou do conteúdo? Não esqueça de acompanhar nossas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos como este!





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page