Brasileiros na Irlanda - por Mirela Angel


The Dark Hedges
The Dark Hedges

Mudar nem sempre é uma decisão fácil, ainda mais quando se trata de uma mudança de país. Porém, acredito que toda mudança nos traz diversas oportunidades, não somente física, mas também mudanças internas nos envolvidos, digo isso, pois essa experiência nos faz alcançar novos horizontes, a nossa visão se amplia e passamos a ter uma nova perspectiva de vida.


Pensando nisso, para ajuda-los nessa decisão tão importante em suas vidas, a Brazil Lines decidiu compartilhar com vocês, histórias de brasileiros que decidiram sair do Brasil e vivenciar uma nova experiência de vida no exterior.


A entrevistada de hoje é a Mirela Engel, que decidiu sair do Brasil e se mudar para o exterior, atualmente ela e sua família moram na Irlanda.


1 - Brazil Lines - Qual o seu nome completo, idade e profissão?

Mirela - Mirela Engel, sou formada em administração de empresas.


2 - BL - Por que você se mudou para a Irlanda? Qual foi o seu motivo? Quanto tempo faz que você mora aí?

Mirela - Mudei para a Irlanda porque meu marido recebeu uma proposta de trabalho aqui, faz 5 meses.


3 - BL - Como você está se sentindo nesse começo? Quais problemas você está enfrentando?

Mirela - Estamos nos adaptando muito bem, estamos felizes aqui, algumas coisas estão mais lentas por causa da pandemia, mas de modo geral estou gostando muito.


4 - BL- Como você está se virando nesse início?

Mirela - Ficamos 1 ano programando nossa mudança e já tínhamos tudo planejado e graças a nossa organização está correndo tudo bem.


5 - BL - E as barreiras com a língua, você já falava inglês ou aprendeu aí? O inglês da Irlanda é muito diferente do ensinado no Brasil?

Mirela - Aprendi o inglês americano e algumas coisas são diferentes do inglês daqui, mas no geral não estou encontrando grandes dificuldades pois as pessoas são super atenciosas e ajudam quando temos alguma dificuldade de pronúncia ou para entender o que elas dizem.


6 - BL - Que tipo de visto você e sua família tem? O processo para conseguir foi difícil?

Mirela - Meu marido e meus filhos são cidadãos europeus e eu tenho o stamp 4 que é para esposa de europeu. O processo foi super simples, preenchemos alguns papéis e agendamos uma entrevista na imigração.


7 - BL - Como foi a receptividade dos Irlandeses? Eles são abertos aos estrangeiros ou são mais fechados?

Mirela - São super educados, muito receptivos, mas no geral são bem na deles.


8 - BL - Como foi o processo pra você encontrar moradia (casa/apartamento) na Irlanda?

Mirela - Antes de chegar já havíamos reservado um apartamento por 30 dias no Airbnb para que tivéssemos tempo suficiente para achar uma casa. Começamos as buscas num site local, agendamos a visita e 1 semana depois assinamos o contrato.


9 - BL - Como é a sua rotina? Você trabalha ou estuda?

Mirela - Não trabalho e estudo 3x na semana.


10 - BL - Como são as questões relativas à segurança, saúde e educação por aí?

Mirela - Falando especificamente de onde eu moro (interior da Irlanda), a segurança é muito boa, sempre vejo bicicletas, brinquedos na parte da frente das casas e não tem problema algum. Inclusive minha vizinha sempre sai e deixa a porta aberta, sei disso porque uma vez precisei ir na casa dela e vi que não tinha ninguém, depois ela contou que nunca fecha a porta :). A parte da saúde tem me agradado bastante, temos o médico da família e tratamos tudo diretamente com ele, ainda não deu pra ter uma ideia geral nesse sentido, mas de momento estou gostando. Na parte da educação, achei as escolas bem rígidas, o que na minha opinião é bom, também tenho achado o ensino bem puxado, eles fazem um trabalho em conjunto com os pais, isso tem sido muito bom. Semanalmente recebo um e-mail da professora com um Feedback das crianças.


11 - BL - O que você mais gosta, que mais te surpreendeu, aí na Irlanda?

Mirela - As paisagens é o que mais gosto, me transmitem paz. O que me surpreendeu aqui foi a agilidade de respostas através de cartas. Uma parte da comunicação é através de cartas, mas vc manda hoje e já recebe resposta em 2 dias. O que me surpreendeu também foi o incentivo financeiro do governo independente de renda.


12 - BL - Qual a sua visão da vida em geral da Irlanda? É mais corrida ou mais tranquila do que no Brasil?

Mirela - Com relação ao Brasil e também aos EUA no qual morei por quase 5 anos é bem mais tranquilo.


13 - BL - Como você compararia a sua vida no Brasil e na Irlanda?

Mirela - Tinha uma vida boa no Brasil, financeiramente falando, mas não tinha segurança. Aqui na Irlanda tenho os dois.


14 - BL - Além dos amigos e familiares, o que você mais gosta e sente falta do Brasil?

Mirela - Sinto falta da comida brasileira, das praias do Brasil.


15 - BL - Você vem com regularidade ao Brasil? Já voltou alguma vez após a mudança?

Mirela - Fui Para o Brasil quando morava nos EUA 1 vez e agora que estou na Irlanda vou ainda esse ano.


16 - BL - Você pretende voltar a morar no Brasil?

Mirela - Não


17 - BL - O que você diria para alguém que está pensando em ir morar na Irlanda? Que dicas daria?

Mirela - Venha preparado financeiramente (caso ainda não tenha um emprego certo), aprenda o inglês antes de vir. Aqui é um país maravilhoso e o clima não é tão ruim quanto falam.



Se você decidiu se mudar do Brasil assim como o nosso entrevistado, nós da Brazil Lines, teremos o prazer de ajuda-lo com a sua mudança.

Acreditamos que cada objeto da sua casa representa uma página registrada de um momento vivido, e com esse pensamento trabalhamos para oferecer nosso serviço especializado com total segurança, pois estaremos manuseando seu bem mais precioso, seja ele de valor estimado ou sentimental e assim ajudando a acrescer páginas que juntas formam a história de sua vida.


#brasileiros #entrevista #imigrante #brasileirospelomundo #morarnoexterior #mudanças

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo