top of page

Ano novo, vida nova?


imigração ano novo recomeço

O final do ano tem o poder de nos encher de esperança, ver o relógio chegar a 00:00 do primeiro dia do ano que se inicia é renovador. E a pergunta que não quer calar é: esse ano também será assim? Conseguiremos renovar as esperanças depois de um ano em que fomos confrontados com a nossa incapacidade de controlar as coisas?


Renovar a esperança é uma decisão e não deveria ser anual, ela precisa ser diária. Existe uma boa parte da nossa vida que não conseguimos controlar, existem várias situações diárias que não saem como esperamos, frente a cada uma delas você sempre terá duas opções: focar no que você controla ou focar no que está fora do seu controle.


Dia 01/01/21 vai trazer com ele o início de um ano, mas quem pode trazer uma maneira diferente de ver as coisas é você mesmo. Eu não sei o que o próximo ano nos reserva, e honestamente no final do ano passado não sei se alguém conseguia imaginar o que 2020 nos reservava, mas sabe o que eu aprendi? Não importa tanto o que passa fora, a vida sempre tem a ver com o que passa dentro. Como eu interpreto o mundo e os acontecimentos que a vida me reserva.


Em três semanas estaremos celebrando a chegada do ano novo e eu te convido a celebrar independente do que você enfrentou neste ano, sempre é possível aprender, crescer, melhorar, mudar. Mudar é uma oportunidade incrível, seja de cidade ou país, ela é sempre transformadora. Mas não existe mudança mais importante que a mudança interna, que a nossa capacidade de passar a enxergar as coisas diferentes, que a nossa capacidade de transformar a maneira de pensar. Eu te garanto que o que você e eu precisamos não é uma mudança de calendário, é uma mudança na nossa perspectiva. Eu não sei como 2021 será e honestamente, não importo tanto com isso. Eu sei o que eu quero ser. Não no próximo ano, eu sei o que que eu ser hoje. Eu sei o que quero melhorar hoje, sei o que eu quero mudar hoje. E se eu conseguir me focar nisso, eu não preciso de um ano novo para ter uma vida nova. A minha vida nova está ali, do outro lado dessa mudança que eu posso fazer hoje.


_________

Talitha Vergara

Psicóloga e Imigrante

Instagram: @talivergara

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page