top of page

Amigos? Que amigos?


amizade distância expatriação imigração

Nas despedidas antes da mudança são tantas pessoas que dizem ter planos para ir à sua casa que você pensa: “Uau, não sei como eu vou receber tanta gente. Acho que vou abrir um hotel”. Você muda, passam os primeiros 6 meses e não vem ninguém. Bom, acabamos de mudar, você pensa, talvez no próximo verão ou inverno (depende de onde você mora) eles venham. Passam mais 6 meses e não vem ninguém. Eu poderia continuar essa “conversa” por muito tempo e provavelmente você sabe como ela é porque ela pode ter acontecido com você.

Nas primeiras vezes que seus amigos se reúnem depois que você foi embora, eles te mandam mensagem dizendo que sentem sua falta, que as reuniões não são as mesmas sem você. E aos poucos, eles vão se acostumando, você também. Eles descobrem outra maneira de se reunir sem você, você se acostuma a outras reuniões sem eles.

Talvez você descubra que são poucos os amigos que você de fato conversava e menos ainda os que você se manterá em contato depois de mudar. E com isso também você se adapta, ao final, são horários diferentes, realidade diferentes e vidas diferentes. Faz parte, da imigração e da vida.

Mas sabe o que é mais legal? Que de repente um amigo te liga e diz: estou pensando em passar as férias por aí. E você vibrando de alegria volta a fazer seus planos de hotel. E sabe o que? Talvez o melhor seja que não tenham vindo todos os que falavam que viriam, talvez se fosse assim, você estaria cansado da vida hoteleira e não vibraria tanto assim com aquela ligação.

Além disso, quer saber um dos melhores aprendizados, pelo menos para mim, sobre a imigração? Relacionamento nem sempre tem a ver com presença. Aqueles seus amigos que se acostumaram a se reunir sem você, vão vibrar quando você puder ir com eles tomar um café e você também vai saborear esse momento de uma maneira que talvez nunca poderia se não tivesse ido embora. Vocês vão prometer se falar mais, o que provavelmente não vai acontecer. Mas você vai aprender que seus verdadeiros amigos sempre estarão quando você precisar. Não tem distância que mude isso.

_________

Talitha Vergara

Psicóloga e Imigrante

Instagram: @talivergara

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page