top of page

"A vida só tem dois caminhos"



Frente a um problema, só temos 2 caminhos a percorrer: aceitação ou resolução. Seja na imigração, uma mudança de estado, de trabalho, ou simplesmente vivendo nossa vida normalmente nos enfrentaremos a problemas. Quando um deles chegam a nossa frente precisamos fazer uma pergunta e escutar com sinceridade a resposta: esse problema tem solução? Se a resposta é sim, preciso começar a trabalhar em um plano de resolução para ele, se a resposta é não, preciso ser capaz de desenvolver a aceitação e é sobre isso que eu quero falar com você.

No processo de imigração um dos “problemas” enfrentados é a diferença cultural. Geralmente, como bons brasileiros que somos, consideramos todas as outras culturas como frias, distantes e cheias de mania (esquecemos que todos temos nossas próprias manias) e essa é um tipo de problema que não tem solução. Cada lugar tem características próprias que foram desenvolvidas por, literalmente, séculos. Podemos passar toda nossa experiência imigratória perguntando o porquê: por que eles não são tão divertidos? Por que levam as coisas tão a sério? Porque isso, porque aquilo e a verdade é que não faz diferença o porquê. Essa é a realidade que precisamos enfrentar.

Se um problema não tem solução o caminho de menor sofrimento que temos é o de aceitação. Vale lembrar que a aceitação não está relacionada a gostar do que temos que enfrentar e sim, nada mais é que, tomar a realidade como ela é. Simples assim. Aceitar que nem sempre o mundo é como esperávamos e que não seremos capazes de mudar tudo, sempre. Você não precisa adorar o jeito mais fechado das pessoas em um determinado país, mas também não está na sua mão mudar isso. Em vez de perguntar por que elas são assim, você pode se perguntar: existe alguma dessas características que eu quero desenvolver no meu dia a dia também? Em vez de achar que o problema é que que você não se encaixe e as pessoas não gostam de você, é possível pensar: essa é uma característica delas, quando elas são mais “grosseiras” estão sendo na verdade mais diretas e isso não está relacionado diretamente a mim.

Eu te garanto que aprender a ver as coisas assim, facilitará, e muito a sua vida.

_________

Talitha Vergara

Psicóloga e Imigrante

Instagram: @talivergara

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page