top of page

A importância da rede de apoio


rede de apoio

Sempre se fala sobre a importância de ter uma boa rede de apoio, ter família, amigos e relações que possam te ajudar a enfrentar momentos de dificuldades ou o dia a dia. Mas você já parou para pensar como fica a rede de apoio quando alguém decide sair “do seu ninho”? Em um momento de diversos desafios, nos encontramos sem algumas dessas relações que nos trazem segurança. Esse é um dos responsáveis pelo processo de mudança ser tão desafiador. Fato é que se você decidir mudar, vai enfrentar isso, não tem como levar todas as suas pessoas preferidas na mala junto com você.

Deixar sua rede de apoio vai doer, mas a grande pergunta é: quem disse que deixamos nossa rede de apoio quando mudamos? Eu sei que um fator importante dessas relações é poder contar com elas no dia a dia, talvez para te ajudar com alguma pendência ou só para tomar um café. Mas a rede de apoio não deveria ser sobre ter a quem pedir favores e sim sobre ter boas relações. E uma boa relação não precisa se perder por conta da distância.

Não abrir mão das relações que são importantes para você e que ficaram na sua origem é tão importante quanto estar disposto a criar novas relações no seu lugar de destino. Inúmeras pesquisas mostram que o processo de imigração se torna mais fácil quando você tem algum grupo em que pode ser conectar e criar relações. Esses grupos podem ser, por exemplo, devido a um hobby em comum, por convicções religiosas ou outros motivos. Não importa o que te una ou o que proporcione essa ligação o importante é você descobrir lugares para pertencer.

Esse é um ponto que vale a pena começar a trabalhar antes de enfrentar a mudança. Pesquise, encontre lugares em que você pode se conectar com esses grupos, tente realizar contato antes de mudar e o mais importante: busque apoio o quanto antes. Não espere você se sentir deslocado ou sozinho para buscar companhia. Se abra para o novo, pode ser surpreendente.

_________

Talitha Vergara

Psicóloga e Imigrante

Instagram: @talivergara

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page