top of page

2020: O ano da montanha russa emocional



Chegamos a dezembro de 2020 e como é comum no final de cada ano, chega um momento que começamos a fazer uma retrospectiva dos aspectos que marcaram o nosso ano. Eu não encontro outra maneira, sendo imigrante ou não, para pensar sobre esse ano que não seja uma montanha russa: de informações e emoções.

Todos experimentamos várias emoções. Sentimos medo do desconhecido, de como ficariam nossos planos e como seguir a vida em um mundo que se converteu em virtual. Raiva, de como uma coisa tão pequena iniciada do outro lado do mundo conseguiu paralisar o globo inteiro. Tristeza, por perder pessoas, oportunidades e projetos. Alegria a cada nova notícia que nos dava esperança de que existem dias melhores pela frente.

Todas as emoções são necessárias e positivas. E se você passou por todas elas durante esse ano: bem vindo ao clube. Todos nós passamos. Dentro da imigração, as emoções já são, em muitos momentos vivenciadas de maneira mais intensa, e com o ano que tivemos pode ser que você assim como eu, tenha chegado ao final dele se sentindo bastante cansado, principalmente, emocionalmente. Quanto ao cansaço deixa eu te falar uma coisa bastante conhecida e muito verdadeira: “quando estiver cansado, aprenda a descansar e não a desistir.”


Todos precisamos descansar, o problema é que as vezes a gente define descansar como “ficar na praia e não fazer nada”. Para sobreviver a montanha russa emocional precisamos aprender a descansar, pelo menos um pouco, todos os dias. Esse descansar diariamente tem a ver com pequenas coisas, para mim, por exemplo funciona: tomar um bom café, conversar, ver um episódio de friends e colocar uma playlist previamente preparada para momentos de desanimo, cansaço ou tristeza. Não sei o que pode funcionar para você, mas te sugiro encontrar pequenos momentos de descanso no seu dia também. Essa é a maneira de passar pela montanha russa que precisamos enfrentar diariamente.


_________

Talitha Vergara

Psicóloga e Imigrante

Instagram: @talivergara

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page