top of page

Como aplicar os 5S em sua casa


5s em casa

Você já ouviu falar do 5S? Se ainda não conhece, prepare-se para se aprofundar em uma técnica japonesa incrível que revolucionará a forma como você enxerga o desperdício em sua vida. O 5S vai além de ser apenas uma técnica, é uma mudança comportamental que combina razão, emoção e ação para combater o desperdício de tempo, inteligência, material e, acima de tudo, de vida. O nome 5S vem das cinco palavras em japonês que começam com a letra S, que aqui no Brasil ficaram conhecidas como os 5 Sensos: Seiri – Seleção; Seiton – Ordenação; Seisou – Limpeza; Seiketsu – Bem-Estar/Saúde; Shitsuke - Autodisciplina.

Ao explorar cada Senso, você terá uma visão aprofundada de como a técnica 5S pode ser aplicada no ambiente corporativo. Além disso, este programa pode ser aplicado em suas atividades domésticas. Sim, você pode trazer essa transformação para a sua casa! Confira a seguir:

1) Seiri – Seleção

A ideia é simples: escolha e separe tudo o que estiver em desordem em sua casa. Use caixas ou sacolas para classificar cada item como "jogar fora", "doar", "guardar" e "manter acessível". Trabalhe em um cômodo de cada vez, colocando rapidamente as coisas em desordem dentro de cada um desses recipientes.

2) Seiton – Ordenação

Organize-se pegando esses recipientes e devolvendo as coisas que não serão doadas ou que devem ir direto para o lixo, de uma maneira organizada. Lembre-se, tudo que é útil tem um lugar para ser guardado.

3) Seisou – Limpeza

Aqui, a limpeza é mais do que uma tarefa, é um estilo de vida. Elimine as causas fundamentais de sujeira e lembre-se: uma casa tem que ser limpa o suficiente para ser saudável e suja o suficiente para ser feliz.

4) Seiketsu – Bem-Estar/Saúde

Mantenha os outros três sensos anteriores como forma de melhoria contínua e, além disso, cuide da sua saúde física e mental. Esteja 100% equilibrado, corpo, espírito e mente. Mantenha o ambiente da casa bem iluminado, ventilado, limpo, com boa ergonomia nos móveis e muito mais.

5) Shitsuke - Autodisciplina

Certifique-se de que as coisas estejam sempre em seus devidos lugares. Você pode criar uma rotina diária, semanal ou mensal para manter sua casa em ordem. Anote suas tarefas e mantenha essa lista em um local de fácil acesso.

O 5S trabalha a reciclagem de ideias, estimulando a desapegar, organizar, limpar, cuidar do bem-estar e manter a autodisciplina. Os três primeiros sensos trabalham a mudança externa, enquanto os dois últimos sensos trabalham a mudança interna.

É preciso uma mudança de atitude. Se a minha rotina é boa ou ruim, eu sou o único responsável.

Use o bom senso e lembre-se: tudo que existe ao nosso redor é reflexo de nossa mente. O que pensamos e fazemos estão estritamente conectados. Então, que tal começar a aplicar o 5S em sua vida e ver os resultados surpreendentes que essa técnica pode trazer? É hora de transformar seu ambiente e, consequentemente, sua vida!

 

A Brazil Lines trabalha para oferecer o máximo de comodidade e tranquilidade ao cliente, e garantir total segurança durante o serviço, nossa equipe também segue os fundamentos do 5S em todas as etapas do processo de mudança.

1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page