top of page

Oportunidades em cidades menores


Oportunidades em cidades menores

As grandes cidades estão acostumadas com o fluxo contínuo de pessoas, sejam turistas, trabalhadores ou estudantes. O ciclo se repete anualmente, com pessoas chegando e outras indo embora, principalmente no caso dos estudantes.

Ao final de cada ano é normal ver adolescentes chegando para se preparar para o próximo ano letivo e conhecer a cidade em que irão viver pelos próximos anos. São jovens que vêm de outras cidades para estudar nas universidades dos grandes centros, das capitais. Muitos deles são oriundos do interior, de cidades menores, algumas delas bem pequenas.

Da mesma maneira que alguns chegam, outros vão embora. É o caminho inverso, ou seja, jovens que vieram para estudar e, com o fim da faculdade, vão retornar para casa. Não é surpresa quando alguns resolvem fixar residência na cidade em que estudaram, pois imaginam que, como é uma cidade maior, tem maiores oportunidades de crescimento e melhores opções de trabalho. Alguns até já estão empregados e não querem se desfazer de tudo que conquistaram. Isso que acontece não é nenhuma novidade. O Brasil já presenciou movimentos semelhantes, como o êxodo rural, que levou a maior parte da população para os centros urbanos.

Realmente as opções são maiores nas capitais, porém existem muitas carências nas cidades menores e que podem ser supridas com a volta de alguns desses jovens. Carreiras como a medicina, veterinária e agronomia sempre são necessárias no interior, mas a procura (e demanda) por profissionais de outras áreas também é grande.

Atualmente muitas empresas estão se instalado nos pequenos e médios centros, buscando atingir um público diferente. Se o negócio do novo profissional for empreender, isso também não será problema, pois existem muitas franquias disponíveis para esse novo mercado, onde os lucros podem ser um pouco menores, mas ganhar a simpatia dos novos consumidores também é um diferencial.

Mas é claro que as dicas para abrir um negócio continuam as mesmas, seja na capital ou no interior. É extremamente importante conhecer o produto ou serviço que planeja oferecer, saber quais os custos, a margem de lucro, o público ao qual ele será destinado e, obviamente, os melhores pontos para vendê-lo. Também é necessário ter a ciência de que, geralmente, os salários são menores nas pequenas cidades, por isso talvez seja preciso diminuir os ganhos, ou seja, cobrar um pouco menos para garantir clientes.

Por fim, a qualidade de vida de quem mora no interior é, por vezes, maior do que a daqueles que moram em metrópoles. Isso se deve pelo fato de que o ritmo é menos estressante, com menos trânsito, com menos poluição e com um pouco mais de tempo, seja para aproveitar o carinho da família ou simplesmente para botar o papo em dia com os amigos.

Existe vida nas pequenas cidades!

Se você está procurando uma cidade menor para morar, concentre-se na escolha e, assim que se decidir, preocupe-se apenas em arrumar as malas. Pode deixar a mudança por nossa conta. Nossos colaboradores são extremamente eficazes e competentes e, com certeza, cuidaremos das suas coisas como se fossem nossas!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page