top of page

Desbravando a Croácia


Desbravando a Croácia

Nos últimos meses a Croácia foi destaque no mundo inteiro, pois a sua seleção chegou até a final da Copa do Mundo da Rússia. A competição foi vencida pela França, mas o orgulho que os croatas sentiram foi enorme. Ver sua seleção, seu país, desempenhando um belo papel na frente do mundo inteiro foi algo que deixou a população empolgadíssima.

Outro destaque, ainda durante o Mundial da Rússia, foi a presidente do país, Kolinda Grabar-Kitarovic, que foi conferir o desempenho da sua seleção ao vivo e no meio da torcida, dispensando a "Tribuna de Honra", para chefes de Estado.

Muitos brasileiros que acompanharam a competição ficaram encantados com o pequeno país europeu. Diante disso, a Brazil Lines resolveu trazer um pouco mais sobre a Croácia, para ajudar quem está pensando em se mudar para lá.

O país é pequeno, tem uma população de, aproximadamente, 4 milhões de habitantes. Sua capital é Zagreb, que conta com 20% da população do país (800 mil moradores). Outras cidades que se destacam são Dubrovnik, Split e Zadar. A Croácia é um país muito novo, com menos de 30 anos, separando-se da Iugoslávia em 1991.

Apesar de fazer parte da União Europeia desde 2013, o país ainda não adotou o Euro, tendo como moeda oficial a Kuna. Isso faz com que os preços no país sejam, relativamente, mais baixos do que em outras partes da Europa, o que atrai muitos turistas, fazendo com que, atualmente, o turismo seja o carro chefe da economia croata. Os setores químicos, navais e mecânicos também ocupam um papel relevante na balança econômica do país.

Morar lá não é tão difícil, pois existem várias maneiras para a concessão de vistos. Os turistas podem ficar, legalmente, até 90 dias no país e podem até trabalhar, mas em atividades específicas autorizadas pelo governo. Por mais facilidades que existam, os prazos e vistos devem ser sempre respeitados, para que não tenha o perigo de desrespeitar nenhuma lei e não ser deportado.

Mesmo que não seja difícil se mudar para a Croácia, existem fatores que devem ser levados em conta. O primeiro é que mesmo que o custo de vida não seja tão alto como em outros países europeus, os salários não são tão altos, o que pode ser um fator complicado para quem não tem algum dinheiro guardado enquanto se estabelece por lá. O segundo fator é que os índices de desemprego estão um pouco altos no país, perto de 15%, por isso não é recomendado ir para a Croácia sem a garantia de um emprego certo.

No mais, a Croácia é um país belíssimo, com lindas paisagens e com climas variados durante o ano. Durante o verão, o litoral do país é disputadíssimo por croatas e turistas de todo o mundo, pois estão na rota de cruzeiros internacionais. Mais ao norte do país, o clima é um pouco mais frio, podendo chegar aos 45° negativos no inverno.

Se você está com vontade de morar na Croácia, preocupe-se apenas em arrumar as malas. Deixe a sua mudança por nossa conta. Nossos colaboradores são extremamente eficazes e competentes e, com certeza, cuidaremos das suas coisas como se fossem nossas!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page