top of page

Mudança com Idosos


Mudança com Idosos

Com os avanços da medicina, a população está vivendo cada vez mais, por isso é normal ver muitas famílias que levam os pais para morar junto ou que estão sempre se dividindo entre as suas casas e a de seus genitores.

Com o aumento da média de idade, os idosos passaram a ser cada vez mais numerosos e contar com numerosos cuidados, tendo, inclusive, o Estatuto do Idoso, que regula muitas das relações e dá preferência, em muitos locais, para esta parcela da nossa população.

E, com essa nova realidade, muitos filhos, como já falado, resolvem levar seus pais para morar com eles, necessitando de algumas modificações em suas vidas.

Essa mudança nem sempre é planejada, pois pode acontecer por motivos ruins, tais como o falecimento de um dos cônjuges. Porém, com um pouco de organização é mais fácil fazer a transição.

O primeiro ponto a ser levado em conta são os cuidados médicos. Idosos geralmente tem a saúde mais frágil, tomam mais remédios e já contam com os seus médicos de confiança. Se a mudança é só de casa, na mesma cidade, esse é um ponto tranquilo, já que não será necessário trocar o médico. Já se a mudança for para uma cidade ou um país diferente, será necessário correr atrás de um médico que possa atender o idoso. Para facilitar esta tarefa, é importante solicitar o prontuário do paciente, dessa forma, o novo médico já terá uma ideia do quadro clínico do idoso.

Outro ponto bem importante diz respeito à adequação da casa. É importante lembrar que a mobilidade dos idosos, em alguns casos, é reduzida, portanto, colocar barras em que eles possam se apoiar, especialmente no banheiro, e pisos antiderrapantes facilitam muito na adaptação à nova casa.

E o terceiro ponto é a mudança, propriamente dita. Ao levar o idoso para morar na sua casa, não deve esquecer da casa dele. Quais serão as medidas a serem tomadas. Tem que decidir se a casa será vendida ou alugada. Também terá que pensar nos móveis, se eles ficarão na casa ou se serão vendidos. Nem sempre será possível levar os móveis, pois a casa para a qual o idoso está indo, já está, em teoria, montada.

Uma boa saída, então, é o serviço de guarda-móveis, um espaço para armazenar, com segurança e cuidado, da mobília adquirida ao longo dos anos. O galpão onde os móveis são armazenados é bem protegido, sendo necessário identificação do locatário para acessar os itens armazenados.

Vencido este ponto, é importante lembrar que a experiência de morar com um idoso pode ser enriquecedora, já que a sabedoria, adquirida com os anos, agrega muito a todos os que convivem com ele. Sem contar nas boas histórias que, certamente, eles vivenciaram.

Enfim, seja qual for a sua decisão, ficaremos felizes em poder oferecer nossos serviços. Nossos colaboradores são extremamente eficazes e competentes e, com certeza, cuidaremos das suas coisas como se fossem nossas!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page