Passaporte de Emergência


No mês de junho, os brasileiros foram surpreendidos com a notícia da suspensão na emissão de passaportes. A Polícia Federal (que cuida da emissão do documento) alegou falta de verba e, por isso, paralisou o processo.

O problema já teve uma solução, porém a fila para tirar o passaporte ainda deve demorar um pouco para voltar ao normal, já que o serviço ficou parado por quase um mês.

Essa paralisação deixou muitos brasileiros apreensivos, pois muitos tinham problemas para resolver no exterior e não poderiam viajar. A solução para alguns foi o Passaporte de Emergência. Por isso, vamos falar um pouco sobre o que é este documento e quem pode solicitar.

Como o próprio nome já diz, o Passaporte de Emergência é um passaporte, documento que permite a entrada nos países estrangeiros (em alguns, além do passaporte é exigido um visto). Ele pode ser requisitado pelo viajante que estiver precisando com a máxima urgência do documento.

Mas, óbvio que existem algumas regras para que o pedido seja concedido.

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que não são todas as pessoas que podem requerer. É preciso se enquadrar em um dos seguintes casos:

1) catástrofes naturais; 2) conflitos armados; 3) Necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau; 4) para a proteção do seu patrimônio (o que não inclui o mero prejuízo com passagens, hospedagem etc); 5) por necessidade do trabalho; 6) por motivo de ajuda humanitária; 7) interesse da Administração pública e 8) outra situação emergencial, cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.

Ou seja, se você comprou passagens e reservou o hotel para aquela sua viagem de férias, mas esqueceu de tirar o passaporte, provavelmente não poderá tirar o de emergência também, pois não está dentro de uma categoria das previstas. Neste caso, o mais indicado seria a taxa de urgência, que tem um custo extra e só serve para que você possa receber mais rápido o passaporte.

Se você se enquadrar em uma das categorias para pedir o Passaporte de Emergência, basta se dirigir a um dos postos de emissão do documento emergencial, não será preciso fazer o agendamento. Você precisará apresentar os documentos exigidos (que são os mesmos para o passaporte normal), preencher a solicitação do passaporte e levar documentação que comprove o caráter emergencial da viagem. Sendo aprovada a requisição, existe o pagamento da taxa (que é mais cara do que passaporte normal).

Após cumpridos os requisitos, o passaporte fica pronto em 24 horas.

Depois que tudo estiver pronto, basta viajar. E se você estiver indo embora do país, só se preocupe em fazer as malas. Deixe a mudança por nossa conta. Nossos colaboradores são extremamente eficazes e competentes e, com certeza, cuidaremos das suas coisas como se fossem nossas!

#mudançascomerciais #mudanças #mudançasresidenciais #mudançasinternacionais #empresasdemudanças

PARANÁ 
Rod. BR 116, 17817 (Linha Verde)

81.690-310 - Curitiba-PR
 

(41) 3073-0296 - WhatsApp

RIO GRANDE DO SUL

Rua São Leopoldo, 309

93.216-460 - Sapucaia do Sul-RS
 

(51) 3474-3445 - WhatsApp

SANTA CATARINA
(48) 3036-0428 - WhatsApp

DEMAIS REGIÕES

(41) 3073-0296 - WhatsApp