top of page

Comunidades de brasileiros


Comunidades de Brasileiros

Quando surge uma oportunidade de nos mudarmos para o exterior ficamos excitados com a ideia, afinal de contas, uma experiência de vida fora do Brasil sempre é bem recebida. Porém, depois de passar a euforia inicial, começam a surgir algumas dúvidas.

E uma dessas dúvidas é sobre a acolhida na terra estrangeira.

Possivelmente você vai para trabalhar ou estudar (ou ambos, em alguns casos), dessa forma, é possível que faça amigos no seu local de trabalho ou estudo. Talvez alguns deles sejam brasileiros e possam te dar boas dicas do que fazer no país, já que estão mais ambientados. Mas pode ser que não tenha nenhum brasileiro trabalhando com você. O jeito então é tentar se enturmar com os locais, aproveitar para aprender melhor o domínio do idioma e conhecer os costumes da região.

Esse é o melhor dos cenários, pois é o que realmente vai agregar valor cultural nessa experiência. Mas, com o tempo passando, a novidade de morar fora do Brasil vai perdendo o encanto. Por mais que você domine a língua estrangeira e esteja totalmente adaptado, é normal sentir saudades de casa. Nem sempre é possível voltar quando bem entender. Quando isso acontece, existem duas saídas.

A primeira é grudar na internet. Chamadas de vídeo, grupos de whatsapp, youtube e redes sociais viram seus melhores amigos.

A segunda saída, e muitas vezes a mais recomendada é procurar as comunidades de brasileiros que vivem no país que você está. Conhecer gente nova, escutar as pessoas falando em português "brasileiro" e, quem sabe, encontrar aquela comida com jeitinho, e sabor, de Brasil, pode fazer você se sentir mais perto de casa.

Espanha, EUA, Irlanda e Japão são exemplos de países com grandes comunidades de brasileiros. Os nossos conterrâneos podem ajudar bastante na adaptação daqueles que estão chegando, ensinando, inclusive, onde tem aquele mercado com produtos que só encontramos por aqui.

Nessas comunidades brasileiras no exterior, é normal que pessoas que não se conheciam antes criem vínculos "familiares", pois vocês serão o elo mais próximo de ligação com o Brasil. Então, como é normal dos brasileiros, tudo vira festa, uma grande família, com os mais velhos virando pais dos mais jovens e todos se ajudando.

Se você está com as malas prontas para o exterior, procure algumas dessas comunidades nas redes sociais, comece a interagir com o pessoal antes até da sua viagem, com certeza eles estarão de braços abertos para te receber.

E, já sabe, pode deixar a sua mudança por nossa conta. Nossos colaboradores são extremamente eficazes e competentes e, com certeza, cuidaremos das suas coisas como se fossem nossas!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page