top of page

Morar em Portugal


Morar Portugal

A proximidade com nossa língua local, a qualidade de vida, os índices de empregabilidade, segurança e educação são alguns dos motivos que reforçam a ideia de morar em terras lusitanas.

Localizado na Europa, com quase nove séculos de existência, o País é um excelente local para se viver. O clima, com invernos suaves e verões quentes e secos são outro diferencial do país. Para quem gosta de história, tem sempre algumas ruínas romanas, algum castelo e algum palácio para visitar. E na maior parte do país, e não somente nas grandes cidades como Lisboa e Porto, há sempre algum evento acontecendo como a festa de verão, festas de Lisboa, de Oeiras, de Évora, festas de Cascais, a feira de São Mateus e em Viseu a feira mais antiga da Península Ibérica e já tem mais de 600 anos de história, além de tantas outras nas cidades menores.

Saúde e educação são duas prioridades no país. Na saúde, o SNS atual foi criado em 1979. Desde então muita coisa melhorou na saúde portuguesa e os indicadores de saúde revelam. A taxa de mortalidade no País é muito baixa, aproximadamente 2,9/100 nascidos em 2013. Já a educação pública é gratuita e de qualidade para todas as crianças e jovens desde a pré-escola até ao ensino médio e obrigatório dos 5 aos 18 anos de idade. O Ministério da Educação tem desenvolvido vários projetos e programas de promoção do sucesso escolar e o país tem progredido acentuadamente nos “rankings” mundiais. Estes resultados foram obtidos através de grandes investimentos em formação de professores, nos edifícios escolares, na introdução de tecnologias no ensino e um apoio acrescido aos alunos que revelam dificuldades de aprendizagem. Todas as escolas oferecem aos alunos esporte, bibliotecas escolares bem equipadas e laboratórios para o ensino das ciências. Todas as crianças começam a aprender inglês aos 8 anos e uma segunda língua estrangeira a partir dos 12. E, além de tudo, um estudante não precisa estudar em escolas particulares para entrar nas Universidades públicas.

Também merece destaque o transporte público, é muito fácil se locomover no país, devido a ampla rede de transportes que incluem ônibus (autocarros), bondinhos (elétricos), trens (comboios) e ainda barcos, tornando o transporte entre cidades também muito acessível e rápido.

Portugal é um país seguro. A criminalidade tem diminuído ao longo dos anos. Infelizmente ainda existe mas, de acordo com os Relatórios de Segurança Interna, de 2012 para 2013 houve uma redução de 6,9% na criminalidade global que ocorreu no país. Uns dos maiores problemas são furtos em automóveis e dirigir com taxa de álcool no sangue acima da permitida.

Além de tudo isso, viver em Portugal é poder contar com uma excelente gastronomia, sendo o vinho e o bacalhau do País reconhecidos mundialmente. E o fado, tradicional música portuguesa, foi reconhecido como patrimônio cultural da humanidade.

Com tantas vantagens, dá vontade de arrumar as malas e realizar esta mudança internacional agora mesmo. Portugal oferece ainda uma série de programas de Educação e Empregabilidade para estrangeiros. Além disso, o País também possui um programa para atração de estrangeiros de todo o mundo, sendo eles aposentados ou não. Para o caso de aposentados, é possível inclusive ter rendimentos de fundos como imóveis e propriedade intelectual. Já os não aposentados, precisam somente comprovar rendimentos para se manter no país. Em contrapartida, o Governo Português esclarece que há possibilidade de isenção de impostos por 10 anos.

Para participar do Programa, é necessário apresentar comprovantes de rendimentos que permitam a residências em território português, pelo período superior a 12 meses, podendo ser comprovado: com comprovante de aposentadoria ou outros rendimentos, para casos de aposentados e para quem mantêm renda comprovada proveniente de imóveis, aplicações financeiras ou propriedade intelectual, se faz necessária a apresentação de documentos que comprovem a existência e montante desses rendimentos e disponibilidade em Portugal.

Além disso, é necessário estar com toda a documentação para residir no país em dia, conforme segue:

  • Pedido de visto por via de formulário preenchido;

  • Carta justificativa com a pretensão de morar em Portugal;

  • Fotos 3x4 (2 unidades) em cores e fundo liso recente e legibilidade para identificação;

  • Passaporte original, com validade mínima de 3 meses antes da expiração (vencimento);

  • Cópia autenticada do passaporte (folhas usadas e identificação);

  • Cópia do Registro Geral (RG-carteira de identidade);

  • Certidões de Antecedentes Criminais, com data inferior a 90 dias, emitidas pelas polícias Civil e Federal, com assinaturas reconhecidas em Cartório;

  • Atestado Médico, com data inferior a 90 dias, por órgão oficial a declarar não ser portador de doença contagiosa, assinado por médico reconhecido em Cartório;

  • Seguro Saúde Internacional Privado, no de ser beneficiário do INSS (PB-4), pelo período de duração do visto;

  • Se for casado, deverá enviar a cópia (autenticada) da certidão de casamento;

  • Tendo filhos menores de idade que o acompanhe, envie cópias também autenticadas das certidões de nascimento correspondentes;

  • Comprovante de alojamento em território português, a princípio podendo ser uma carta convite de pessoa conhecida, legalmente estabelecida no país.

Caso seja seu interesse se mudar para Portugal a Brazil Lines é uma empresa de mudança especializada em realizar mudanças internacionais. Consulte nossa equipe para esclarecer dúvidas, entender melhor como funciona a mudança internacional e como podemos auxiliar para que você e sua família realizem sua mudança de maneira segura e com facilidade.

 

A Brazil Lines é uma empresa que garante facilidade e segurança a seus clientes. É nosso compromisso auxiliar você em seu processo de mudança e recolocação num novo espaço.

Qualquer dúvida sobre o processo de mudança residencial a Brazil Lines está a disposição para prestar todo o suporte necessário.

Se procura uma empresa de mudança, entre em contato conosco! Realizamos mudança nacional, mudança comercial, mudança internacional e mudanças em Curitiba.

MUDANÇAS INTERNACIONAIS | INTERNATIONAL MOVING

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page