É hora de mudar?


É hora de mudar?

Decidir que chegou a hora de encarar uma mudança implica muitas coisas. A necessidade de mudar pode vir de fora, uma nova oportunidade de emprego, um novo local para estudo, mas também pode vir de dentro, uma percepção de que já não se está mais onde se deveria estar.

Essa urgência interna de mudança é a que requer mais coragem para ser concretizada, afinal, em determinados momentos, exteriormente as coisas vão bem. Pode ser que você tenha emprego, casa e ainda assim sinta que precisa partir. Mas afinal, quando é a hora adequada para isso?

Emocionalmente, a mudança de cidade, estado ou até mesmo país é um passo que precisa ser dado com consciência. Nem tudo são um mar de rosas, mas a vida também não é feita só de desafios. Em um novo lugar, você terá dias bons (como já tem hoje) e dias ruins (como também enfrenta hoje). O grande segredo para ser feliz no futuro é aprender a aproveitar o presente. Não é o novo lugar que melhora tudo, a capacidade de melhorar a sua realidade já está dentro de você. Um ponto importante para o bem-estar emocional é lembrar que ele sempre começa de dentro. Independente de onde você esteja, você sempre terá a si mesmo. Se isso te traz mais desconforto do que alegria, talvez, além de planejar uma mudança externa seja hora de pensar também em mudança interna.

Mudar internamente tem muitas coisas similares a uma mudança de casa. Quer saber como? Primeiro, você vai precisar escolher um destino, sim, quando você olha para si e ainda não consegue se sentir satisfeito com o que vê, você precisa escolher para onde você quer ir e quem você gostaria de ser. Uma vez que você identifique que direção seguir, será necessário investimento. Nenhuma mudança acontece sem investimento, esse investimento nem sempre será financeiro, mas ele sempre será em você mesmo. Você vai precisar investir tempo em si e vai precisar investir em estratégias que te permitam se conhecer mais e melhor. Depois de ter escolhido seu caminho, aumentar seu autoconhecimento e saber que direção seguir você vai precisar de coragem. Sair do lugar que estamos, física e emocionalmente requer decisão, planejamento e coragem, muita coragem.

O caminho nem sempre é fácil, mas assim como a mudança externa te ensina muitas coisas, independentemente de para onde você vai ou quanto tempo fique, a mudança e a evolução interna sempre te farão crescer. Não se engane pensando que pequenos passos não valem a pena, todo passo, por menor que seja, na direção certa, te leva para mais perto do seu destino.

Se é hora de você mudar de cidade ou país, isso só você pode dizer. Se é hora de olhar para si mesmo, mudar o que te incomoda e chegar mais perto do seu destino? Isso posso te garantir que sim. Para essa mudança, é sempre hora de começar.



Talitha Vergara

Psicóloga e Imigrante

Instagram: @talivergara

PARANÁ 
Rod. BR 116, 17817 (Linha Verde)

81.690-310 - Curitiba-PR
 

(41) 3073-0296 - WhatsApp

RIO GRANDE DO SUL

Rua São Leopoldo, 309

93.216-460 - Sapucaia do Sul-RS
 

(51) 3474-3445 - WhatsApp

SANTA CATARINA
(48) 3036-0428 - WhatsApp

DEMAIS REGIÕES

(41) 3073-0296 - WhatsApp