2 min

Planejamento da mudança

Quando surge uma oportunidade para ir morar no exterior, muitos sentimentos afloram. Tem a excitação com a proposta, as dúvidas em relação aos hábitos do país para o qual está se mudando, a busca por informações do local e, como não poderia deixar de ser, a preparação para a mudança.

Mas com planejamento adequado, essa transição é bem tranquila.

Após pensar e aceitar a proposta para trabalhar ou estudar fora do Brasil, a primeira coisa a se fazer é arrumar um lugar para ficar no exterior. A nova acomodação vai depender de quanto tempo está planejando ficar. Se for uma viagem de estudos, de curta duração, um quarto pode resolver os seus problemas. Já se a mudança não tem tempo determinado e a família vai junto, o melhor é escolher uma casa ou apartamento.

Esse primeiro passo é muito importante, pois será ele que definirá o segundo passo: escolher o que levar.

Se você escolher uma casa menor do que aquela que tem no Brasil, provavelmente irá ter que deixar ou se desfazer de alguns móveis. Assim, aproveite para fazer o "desapego" e se livrar daquelas coisas que estão pelos cantos, apenas ocupando espaço. É importante também verificar as voltagens elétricas e o padrão das tomadas para onde você está se mudando. Muitos eletrodomésticos podem ter padrões diferentes e, dessa forma, não teriam mais utilidade.

Uma outra tarefa importante é programar os pagamentos e as pendências que irá deixar no Brasil. Procure conversar com o gerente do seu banco, contar para ele sobre a mudança e ver se existem condições de quitar, antecipadamente, os débitos que, por ventura, você tenha. Também veja se eles têm agências no exterior e se valeria a pena transferir a sua conta. Não esqueça de cancelar os contratos de água, luz, telefone, TV a cabo e demais mensalidades.

A documentação para a viagem também é de suma importância. Quando a mudança se dá em virtude do trabalho, é normal que a empresa contratante ajude nos trâmites de visto e permanência no país que você irá viver. Mas mesmo com toda essa ajuda, não custa conferir alguns documentos, tais como a carteira de habilitação, comprovante de colégios dos filhos, cartas de recomendação, diplomas que podem ser necessários, enfim, dar uma boa revisada em tudo.

Após seguir esses passos, vem a mudança em si, mas essa, você pode deixar por nossa conta. Somos uma empresa séria, com experiência no ramo de mudanças internacionais. Então você pode ficar tranquilo, pois seus pertences estarão bem cuidados. Nossos colaboradores são extremamente eficazes e competentes e, com certeza, cuidaremos das suas coisas como se fossem nossas!

#mudançascomerciais #mudançasresidenciais #mudançainternacional #mudançasinternacionais #empresasdemudanças

1